Bloguinho da Zizi

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aceitação


A primeira impressão que temos quando ouvimos ou pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos.

De verdade, se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida e de nós mesmos, devemos começar aceitando.

A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar.

É difícil aceitar uma perda material ou afetiva; uma dificuldade financeira; uma doença; uma humilhação; uma traição.

Mas a aceitação é um ato de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controle.

As pessoas são como são, dificilmente mudam. Não podemos contar com isso. 

A única pessoa que podemos mudar, somos nós mesmos, portanto, se não houver aceitação, o que estaremos fazendo é insensato, é insano. Ser resistente, brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar, culpar-se são reações emocionais carregadas de raiva. Raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida. E a raiva destrói, desagrega.

A aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar.

Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente e se assim a vida se apresenta, assim deve ser. Tudo está coordenado pela Lei da ação e reação.

No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós, soluções surgem naturalmente através da intuição ou fatos trazem as respostas e as saídas para o problema.
Tudo é movimento. Nada é permanente.

A nossa tendência “natural” é resistir, não aceitar, combater tudo o que nos contraria e o que nos gera sofrimento. Dessa forma prolongamos a situação. Resistir só nos mantém presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado.

Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados,frustrados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades, nunca trazem solução.

Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos da confiança.

É fundamental entender que aceitar não significa desistir e seguir adiante com otimismo.

Ter muitos propósitos a serem atingidos é nossa atitude saudável diante da vida.
Aceitar se refere ao momento presente, ao agora.

No instante que você aceita, você se entrega ao que a vida quer lhe oferecer. Novas idéias surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do sofrimento.

Ana Cristina Pereira

9 comentários:

Calu Barros disse...

Zizi, mais uma pérola de sabedoria que vc nos presenteia, nos comove e nos move a refletir sobre...aceitação, expansão,confiança, otimismo e superação.
Amei, pensei,vi!
Obrigada,
Bjs,
Calu

Carla Farinazzi disse...

Lindo texto, Zizi!

Quanto mais rápido aceitamos derrotas, frustrações, medos, decepções, e tudo mais, mais rápido conseguiremos uma saída para a situação, eu acho. Recuar também faz parte do jogo da vida, é uma estratégia, aliás. Necessária e útil.
Valeu pelo texto!

Beijão

Carla

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Zizi. Amei esse texto. Ele nos mostra que toda mudança deve começar por nós mesmos. Beijos e ótimo feriado.

Denise Portes disse...

Zizi,
Somente quandop entendi que: "A aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar", foi que eu entendi que podia ir longe.
Beijo
Denise

ValériaC disse...

Maravilhoso texto amiga... aceitação é exercício para todos de algo muito poderoso em nossas vidas... creio que a aceitação é libertadora...
Ótimo final de semana querida...beijos...
Valéria

Unknown disse...

Zizi querida,a base de tudo é a aceitação, pois a partir daí encaramos a vida com mais simplicidade e verdade.Lendo o seu texto fico pensando o que deixaria de acontecer( drogas,Bullying,aneroxia,,etc)se aceitássemos as coisas que nos acontecem com mais sabedoria,sem revolta.A aceitação é uma bênção, que dissipa as inseguranças, extingue os medos e nos abastece de esperança

Anônimo disse...

Oi Amiga! Estou aqui prá te agradecer pela oferta que me fizestes e dizer que aceito sim! Fico muito feliz e grata com teu interesse. Se precisar de alguma informação sobre mim, estou às ordens.
bjs

Jorge disse...

Penso assim,

para aceitarmos a vida, as pessoas, precisamos nos aceitar antes. Aceitar é aprender a ser flexível e na vida somente a flexibilidade nos dá condições de encarar situações de frente. É como bambu, que verga mas não quebra. Aceitar é vergar-se conforme situação sem perder a própria serenidade.

beijo, Coração!!!

Geraldo "Poeta louco" disse...

É uma luta constante...
Não aceitamos nem a aceitação...
Nos achamos donos de todas as verdades,mas o que temos são as rugas no rosto e as fugas no caminho da evolução. Tanto mal poderíamos evitar, simplesmente, aceitando...
Por enquanto eu aceito a sabedoria, a amizade e o carinho desta, muito querida amiga!!!
Obrigado e... Me aceite assim... Imperfeito e cheio de defeitos!
Beijos.