Bloguinho da Zizi

terça-feira, 21 de julho de 2009

A vida é como um filme


"Este assim chamado universo é como um show de ilusionismo, um filme. Para ser feliz, olhe para ele dessa forma"

Se você está infeliz, você tomou a vida muito seriamente. E não tente achar algum jeito de como ser feliz. Apenas mude a sua atitude. Você não pode ser feliz com uma mente séria. Com uma mente festiva, você pode ser feliz. Tome toda esta vida como um mito, como uma história. Ela é uma história, mas uma vez que você a toma dessa maneira, você não será infeliz. A infelicidade vem da extrema seriedade. Tente por sete dias lembrar somente de uma coisa, que o mundo todo é apenas uma peça dramática - e você não será o mesmo novamente. Apenas por sete dias! Você não irá perder muito porque não tem nada para perder.
Você pode experimentar. Por sete dias tome todas as coisas como uma peça dramática, apenas como um filme. Estes sete dias lhe darão muitos vislumbres de sua natureza búdica, de sua pureza interior. E uma vez que você tenha tido um vislumbre você não poderá ser o mesmo novamente. Você será feliz e você nem pode imaginar que tipo de felicidade pode lhe acontecer, porque você não conheceu nenhuma felicidade. Você conheceu somente graus de infelicidade: algumas vezes você era mais infeliz, algumas vezes menos infeliz e quando você era menos infeliz você chamava isso de felicidade. Você não sabe o que é a felicidade porque você não pôde conhecê-la. Quando você tem um conceito do mundo no qual você o toma muito seriamente, você não pode conhecer o que a felicidade é. A felicidade acontece somente quando você está enraizado nesta atitude: que o mundo é apenas uma brincadeira, um jogo.
Assim tente isso, e faça todas as coisas de uma maneira festiva, celebrando, participando de uma "encenação" - não de uma coisa real. Se você é um marido, brinque, seja um marido brincalhão; se você é uma esposa, seja uma esposa brincalhona. Faça disso apenas uma brincadeira. E existem regras, naturalmente; qualquer jogo para ser jogado precisa de regras. Casamento é uma regra e divórcio é uma regra, mas não seja sério em relação a elas. Elas são regras e uma regra causa outra. O divórcio é ruim porque o casamento é ruim; uma regra causa outra! Mas não as leve seriamente e então olhe como a qualidade de sua vida muda imediatamente.
Vá para sua casa esta noite e se comporte com sua esposa ou marido ou seus filhos como se você estivesse fazendo parte de um drama e veja a beleza disso. Se você estiver representando um papel você tentará ser eficiente mas você não ficará perturbado. Não existe necessidade. Você representará o papel e irá dormir. Mas lembre-se: isso é uma representação. E por sete dias continuamente siga esta atitude. Então a felicidade pode acontecer para você e uma vez que você saiba o que a felicidade é, você não necessita se mover para a infelicidade, porque é uma escolha sua.
Você é infeliz porque você escolheu uma atitude errada com relação à vida. Você pode ser feliz se você escolher uma atitude certa. Buda enfatiza muito a atitude certa. Ele faz disto uma base, um fundamento - a atitude certa. O que é atitude certa? Qual é o critério? Para mim este é o critério: a atitude que o faz feliz é a atitude certa e não existe nenhum critério objetivo. A atitude que o faz infeliz e miserável é a atitude errada. O critério é subjetivo; sua felicidade é o critério.
Osho, The Book of the Secrets, v3, 3 37

Nenhum comentário: